quarta-feira, 23 de abril de 2014

Campanha de vacinação contra influenza já  começou em todo Brasil    

Aqui em Itiúba as equipes jé estão em campo
A meta é imunizar 80% das mais de  617 mil pessoas que compõe o público alvo em Salvador: idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e indígenas.
Durante a semana, a vacinação será realizada das 08 às 17 horas nos postos de saúde da rede municipal. Também serão feitas intensificações em asilos, domicílios de idosos acamados, creches, hospitais, maternidades, delegacias e penitenciárias.
No Dia D, que acontece no sábado (26), a Secretaria Municipal da Saúde instalará também pontos de vacinação em áreas de grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados, igrejas e escolas.
Transmissão:
A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios.
O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
É importante realizar práticas simples de higiene como lavar as mãos e arejar o ambiente, já que o vírus sobrevive no meio ambiente como nas mãos, tecidos, superfícies porosas e etc.
O período de transmissibilidade pode variar de 24 horas antes há sete dias depois do início dos sintomas.
Contraindicação:
· Pessoas com história de reação anafilática prévia;
· Alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina.
· Reações anafiláticas graves em doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.
Precauções:
· Em doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
· As pessoas com história de alergia ao ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante a adoção de medidas de segurança. Recomenda-se observar o indivíduo por pelo menos 30 minutos, em ambiente com condições de atendimento às reações anafiláticas.
· Em caso de ocorrência da Síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até seis semanas após uma dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre o benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.
Em 2013 foram notificados 495 casos da doença na Bahia com 39 óbitos confirmados. Neste ano Salvador já registrou 17 casos com uma morte em decorrência de complicações da gripe.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário