quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Exclusivo: Nossa Cultura Nordestina é Tema de Evento escolar em Itiúba.

O Município de Itiúba preserva traços ricos de seus fundadores. Aqui predomina fortemente os aspectos camponeses e assim são visíveis até os dias atuais os elementos da cultura nordestina. A música, a poesia, o fogão de lenha, o pilão, e a literatura de cordel, foram os principais elementos mostrados hoje na Escola Navarro de Brito.
Com o apoio da secretaria Municipal de Educação do Município, a Diretora e toda sua equipe fizeram um resgate de tudo que um dia fazia parte do cotidiano das famílias Nordestina. Este evento foi direcionado para as crianças estudantes do referido colégio e apresentado para todo publico.
O espaço do evento foi denominado de “ESPAÇO DA CULTURA NORDESTINA”. Também serviram de palco para recital, tanto para crianças e adultos. Os destaques ficaram por conta da professora Nubiane, que interpretou o Poeta Patativa do Assaré, das crianças estudantes de 5 a 8 anos de idade, que deram um show de poesia de cordel e o Senhor Raimundo do Piroca do Lino, poeta de Itiúba.
O secretário de Educação Jorge Batista Dias se fez presente e falou em nome do prefeito BANGA, que a alegria é de todos os itiubensses, por ver a alegria do povo através da cultura e da poesia. Afirmou o Secretário.

EMOÇÃO: Confesso que fiquei muito emocionado, ao ver um senário que me fez voltar no tempo e até parecia que eu estava na casa da mamãe ou da vovó, em uma mesa de cozinha onde era servido o tradicional café da manhã com o delicioso cuscuz de milho pilado no velho pilão e acrescido o cheiro do campo um velho rádio de pilha que dava as notícias da cidade. Matei a saudade e vivi meus tempos lá da roça na mangabeira.  


                                      Professora Nubiane interpretando Patativa do Assaré.

                                                       Ivonilda, Margarete e Elenildes.
                             

                                       Secretário de Educação Jorginho e a Diretora Lecilda.




  Aluna Recitando Cordel.
                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário