sexta-feira, 23 de agosto de 2013

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ITIÚBA: PPA ESTÁ SENDO CONSTRUIDO COM PARTICIPAÇÃO DO POVO DAS REGIÕES DO MUNICIPIO.


Quarta feira, 21/08/13, O Prefeito Municipal Silvano Santos Carvalho, juntamente com a comissão Municipal formada por Drª. Cecília Petrina de Carvalho, Ione e Marilene Laranjeira, estiveram reunidos no Povoado Alto de São Gonçalo. O Prefeito fez a abertura da reunião e disse de sua alegria em está neste povoado, em seguida colocou os objetivos  da reunião, e disse que estavam ali para ouvir as propostas levantadas por vocês para ser incluídas no PPA (Plano Pluri-Anual), que está sendo construido com a participação do povo, falou que à tarde estiveram reunidos na comunidade de Bela Vista de Covas, fazendo este mesmo trabalho, agora à noite, no Alto de São Gonçalo, queremos ouvir vocês que bem conhecem quais são as demandas para ser incluídas no PPA, evidente que depois das citadas demandas ser transformadas em Lei, caberá a mim buscar junto aos órgão competentes, aquilo que é o desejo de vocês, porém para isso é preciso que as citadas propostas estejam previstas no PPA. Essas reuniões tem sido muito proveitosas, pois além de dar oportunidade do povo interagir no debate, e apontar as situações que ainda precisam ser resolvidas pela administração Municipal, elas ainda nos orientam e faz faz o povo entender que, de forma participativa e organizada, os frutos poderão ser colhidos de maneira mais rápida e ficarão mais saudáveis  por saber que cada um ajudou a construir. 


Drª Cecília, iniciou sua fala dizendo que, uma pessoa comum, pega seu dinheiro e faz dele o que quer, gasta do jeito que bem entender, porém com dinheiro da Prefeitura não poderá ser assim, todo recurso que entra na prefeitura deverá ser revertido em melhorias para a população, disse que na prefeitura não é diferente do que acontece com um pai de família que tem muitos filhos, e todos querem que o pai compre ao mesmo tempo todas as coisas que os mesmos desejam, o pai com pouco dinheiro vai poder atender o desejo dos filhos de uma  só vez? É claro que não! Vai ter que priorizar o que deve e o que não deve ser comprado, tudo vai ser de acordo com o dinheiro que tem para gastar, você não acha?
Ione apresentou Slaid's, e nos quais muitas eram as interrogações tipo assim: Se você fosse o Prefeito hoje e estivesse sentado na cadeira de Prefeito, o que você faria diante das inúmeras necessidades e pedidos do povo? Com que dinheiro você faria? Por isso, a importância de planejar, para gastar o dinheiro de acordo as prioridades do povo e de forma racional, pensada, organizada, com a participação do povo, sabendo o que entra e o que sai dos cofres da Prefeitura. 
As áreas apresentadas para sugerir propostas de melhorias foram: Saúde, Educação, Esporte e Cultura, Infra-Estrutura, Agricultura, dentre outras. A reunião contou com participantes do Barreiro, Alto do Riachão, Boa Vista, Várzea Comprida e Alto de São Gonçalo, quem participou só teve a ganhar.
 

PROVEITOSA RUENIÃO ACONTECEU EM ITIÚBA, COM TECNICOS E PARCEIROS DA AGRICULTURA FAMILIAR.

Quarta feira, 21/08/13, no Salão de Eventos do Sindicato dos Trabalhadores da agricultura familiar de Itiúba, houve, bem
sucedida reunião, onde foi tratado pontos importantes para o fortalecimento da agricultura familiar deste Município, a Secretária de Agricultura Marilene Laranjeira, deu inicio aos trabalhos, desejando boas vindas a todos (as), e em seguida fez apresentação dos participantes da citada reunião: 
Jildiney Carneiro, representante da UNICAFES, base de serviço do Território do Sisal, na comercialização do PAA+PNAE;
Valdilene Matos-Assistente Social da FATRES, que acompanha projetos de assistência técnica da SUAF/SEAGRI;
Lais Sant' Izabel, e Irlane dos Santos Queiroz, ambas Engenheira de alimentos, da UEFS de Feira de Santana;
Edson e Tamires técnicos agrícolas do MOC;
Representantes de associações dos nucleos de produção de peixe, poupa de frutas, hortaliças, beneficiamento do umbu, beiju, bolinho de tapioca dentre outros.

Jildiney centrou sua fala em torno do PAA+PNAE, por contar nesta reunião com representantes dos grupos produtivos citados acima, que vendem seus produtos para a CONAB. Preocupações foram levantadas pelas associações contratadas pela CONAB, especialmente no tocante as mudanças adotadas pela CONAB, e que estão contidas no título 30, a ex: de contas que terão que ser abertas apenas no Banco do Nordeste, isso dificultou muito, pois são poucos os Município do interior que conta com a citada agencia, antes as contas podia ser abertas no Banco do Brasil, e isso era muito bom pois, a maioria das cidades tem agencia do citado Banco, sem falar no aumento da burocracia com relação aos beneficiários fornecedores e outras coisas mais. Diante desses questionamentos, Jildiney, esclareceu que, realmente as mudanças existem, e tende a aumentar, lembrou que, apenas dois estados da federação, e a Bahia um deles, vendem produtos da agricultura familiar para o PAA/PNAE, através de associações, a partir do ano que vem isso não será mais possível, por isso temos que nos adequar as realidades.
Valdilene Matos contribuiu com o debate dizendo que, de imediato terá que ser criada uma COOPERATIVA de comercialização dos produtos da agricultura familiar, e não só isso, implantar no Município, o SIM (selo de inspeção municipal), pois do contrario não poderemos mais vender os produtos sem poder atender as exigências desta e outras legislações, Marilene informou na oportunidade que, o Território do Sisal está contratando uma assessoria para implantar o SIM, nos Municípios do referido território. Visto a necessidade de constituir a referida Cooperativa, formou-se uma comissão composta por treze pessoas que têm o papel de articular os parceiros a fins, e no momento propicio fundar a referida Cooperativa.


Lais Sant' Izabel e Irlane dos Santos Queiroz, engenheiras de Alimentos, reforçaram a importância de implantar o SIM no Município, pois segundo a Resolução ADC de nº 216, de 15 de setembro de 2004, que regula técnicas de boas praticas para serviço de alimentação, por que isso? Por que os produtos especialmente os de origem animal, para ser comercializados, tem que estarem inspecionados, tendo como resultado final, a proteção à saúde pública. Encerraram suas falas agradecendo o convite, e se colocaram a disposição para contribuir com maiores informações a respeito da praticas alimentares, já que são especializadas nesta área.    


MONSTRO: Mãe esconde câmera e flagra ex-marido tentando estuprar a própria filha. Veja vídeo


Mais um caso absurdo de violência sexual dentro da própria família. Dessa vez, o caso aconteceu em Lima no Peru.  Desconfiada, uma mãe instalou uma câmera com a ajuda da polícia para flagrar o ex-marido bandido tentando estuprar a própria filha, uma  menina de 12 anos.

Na imagem, a garota é forçada pelo pai a beijá-lo. Sem sucesso, ele chega a oferecer dinheiro para a filha. Em seguida, ele tira a roupa e parte para cima da menina. Assustada, ela começa a gritar. Do outro lado da porta, a polícia já aguardava para prender o acusado em flagrante.
A mãe da vítima disse à polícia , o homem havia abandonado a menina antes dela nascer e um mês depois apareceu. Agora com as provas em mãos, ela espera vê-lo atrás das grades por muito tempo.
Depois do ocorrido, tanto a criança como a irmã dela estão assustadas. A Justiça poderá pedir a castração do suspeito.
                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário