quinta-feira, 28 de maio de 2015

Itiúba : A Reforma Agrária Que Deu Certo


      O Secretário de agricultura do município senhor Joaquim participou de uma importante reunião na última terça-feira na localidade de Sítio do Meio, também chamada de Agrovilas. Estas localidades na verdade são áreas de reforma agrária e segundo o secretário, entre os assuntos destacaram a importância da reforma agrária no município de Itiúba e a mobilização da feira que vai a conter no próximo dia 07 de junho e tem como meta principal a valorização do assentamento.

    A feira também vai fazer um resgate da história e da luta dos companheiros e companheiras envolvidos na história e na vitória dos trabalhadores, além de relembrar também as entidades parceiras que, muito contribuíram para o sucesso deste e outros assentamentos.

     Neste contexto histórico da reforma agrária em Itiúba, nomes importantes são lembrados como; Nelson Bispo, Emídio, Titi, Irmã Cecília e muitos outros das antigas. Já falando dos frutos destas lutas, podemos destacar os companheiros; Otaviano Barbosa, Crispim Ribeiro Joaquim, Galego do Novo Paraíso, etc.

    Lembrando que os trabalhadores têm mesmo o que celebrar, pois as suas lutas deram tantos resultados que o município de Itiúba é o único na Bahia que tem um assentado pela reforma agrária prefeito, e mais três secretários de governo. O prefeito BANGA é assentado atualmente na agrovila na região de Jacuricy da leste.

      A festa será dia 07, onde os camponeses e camponesas vão celebrar 26 anos de lutas e vitórias de um povo que venceu, que é na verdade um testemunho de que a luta valeu a pena.

    Hoje a economia dos assentamentos do Sítio do Meio tem como base a caprino-cultura, ovinocultura, o cultivo do sisal e outras culturas da agricultura familiar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário