quarta-feira, 26 de junho de 2013

Quarta, 26 de Junho de 2013 - 08:03

A queda da PEC-37

por Samuel Celestino
Era previsível a queda da PEC 37 na Câmara dos Deputados, embora, a princípio, antes das manifestações das ruas, as expectativas se apoiavam na sua aprovação. A radical mudança no comportamento parlamentar, com 430 votos contra, nove a favor e duas abstenções, é uma inconteste afirmação do grito democrático da semana que abalou o Brasil, estabelecendo um temor e mudança no pensamento da Câmara. De tal maneira que os parlamentares surgiram em plenário como os manifestantes o fizeram nas ruas, com cartazes, com a diferença de que os deles foram bem impresso pela gráfica do Senado, com dizeres como “eu sou contra a PEC 37”. Coisa nenhuma. Eles foram à frente do plenário para assim serem fotografados, de sorte a não deixar dúvidas com relação aos seus posicionamentos, favoráveis aos protestos e contra o Projeto de Emenda Constitucional, que, se aprovado como antes se previa, seria um balsamo para os corruptos, que excluiriam o Ministério Público das investigações. Ganhou a democracia e o MP se engrandeceu por saber que o seu trabalho tem o apoio da população. As investigações criminais continuarão sendo feitas, agora, presume-se, com mais afinco, para devolver aos manifestantes o que eles exigiram em defesa do MP, que se tornou maior a partir da constituição de 1988. Uma batalha, apenas uma, foi vencida no Congresso. Outros parlamentares, como o surpreendente Renan Calheiros, presidente do Senado, que foi retirado da presidência quando a ocupou pela primeira vez por denuncias de receber dinheiro de empreiteira, pronunciou um longo discurso  apresentando diversas propostas entre as quais considerar o crime de corrupção hediondo. Esses primeiros fatos, primeiras respostas, demonstram, de forma cabal, que a democracia é forte quando  se pronuncia para não admitir que a cidadania seja desdenhada. Assim ocorreu, também, com a pronta reunião da presidente no Palácio do Planalto com governadores e prefeitos.


Inscrições para o ProUni são prorrogadas

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) foram adiadas até a próxima quinta-feira (27). Os estudantes teriam até esta terça (25) para realizar o procedimento no site do programa. O Ministério da Educação informou que foram contabilizados, até as 18h de terça, 336.748 candidatos inscritos e 648.807 inscrições a bolsas — cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Segundo a pasta, o adiamento foi feito com o objetivo de possibilitar a inscrição a mais estudantes. Até o momento, o número de candidatos é menor do que o do segundo semestre de 2012: 456.973 inscritos. O Prouni oferece bolsas em instituições particulares de ensino superior. Nesta edição, serão oferecidas 90.045 bolsas, das quais 55.693 integrais e 34.352 parciais, no valor de 50% da mensalidade.

Homem acusado de matar aposentada no Itaigara é preso

A polícia prendeu o responsável pela morte da aposentada Virgínia Maria Pacheco Nonato, de 62 anos, no último dia 8 de junho, na área externa do shopping Max Center, no Itaigara. Augusto Santos Vilas Boas, de 20 anos, foi apresentado na tarde desta terça-feira (25). Policiais apreenderam na última quarta (19), em um imóvel no bairro do Engenho Velho da Federação, quatro relógios roubados da loja de bijuterias assaltada na ocasião e a arma de onde saiu o projétil que vitimou a aposentada. Também foram presos em flagrante Kátia Carine Almeida Leal, de 35 anos – mulher de Augusto – e Maurício Souza da Silva, de 18, que estavam na residência. Titular da 14ª Delegacia Territorial (Barra), o delegado João Cavadas afirmou que havia no esconderijo do preso aproximadamente meio quilo de cocaína, distribuído em dezenas de cápsulas, uma balança e quatro projéteis de pistola ponto 40. O gerente do estabelecimento roubado reconheceu os quatro relógios, ainda com as etiquetas, como parte do material levado.   Um segurança que lutou com um dos ladrões também reconheceu Augusto como um dos quatro homens que atacaram a loja e atiraram ao fugir do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário