quinta-feira, 17 de outubro de 2013



Projeto “Água para Vida” é destaque no primeiro semestre de 2013.
O Instituto Diamante Verde, vem trabalhando em prol da saúde humana e ambiental. Com isso, o destaque do primeiro semestre de 2013, será o projeto “Água para Vida”.
De acordo com Reginaldo Araújo, presidente do IDV, este é o foco estratégico em 2013, prevendo que a estiagem e acesso a água na região do sisal (onde o IDV atua) será prolongada.
Atualmente o IDV conta com 15 cisternas construídas na região semiárida da Bahia, a maioria com colaboração e/ou financiamento público/privado (parceiros nacionais e internacionais, associados, órgãos e editais públicos). Essa modalidade cooperativa tem viabilizado o trabalho de nosso Instituto.
Com esses dados e feitos, o projeto “Água para vida” foi selecionado na categora experiência em campo pelo Prêmio Mandacaru. O prêmio faz parte do conjunto de ações do Programa Cisternas, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS). Em breve divulgaremos mais informações sobre o recebimento desse prêmio e sobre a continuidade do projeto Água para Vida.
Enquanto isso, o impacto de nossas ações está nos olhares e nas falas dos beneficiados. Um bom exemplo é a do Prof. Jairo, do povoado de Picos que destaca o ótimo desempenho e as qualidades humanas, técnicas e profissionais de nosso projeto “Água para Vida”. Assista aqui os depoimentos dos professores envolvidos no Projeto Água para Vida
A obra foi executada em menos de 3 semanas, graças também apoio da comunidade de Picos, da Secretaria da educação e a Prefeitura de Itiúba. Em sua entrevista o Prof. Jairo lembrou que antes existia a necessidade do abastecimento de água do povoado por meio de um caminhão pipa. Ainda que o caminhão abasteça a cisterna nova, sem dúvida a qualidade da água de chuva que a cisterna poderá captar, será muito melhor. Ainda de acordo com Prof. Jairo, cerca de 110 famílias passam a ser beneficiadas pela conclusão da obra desta cisterna.
Além das cisternas o IDV e Secretaria de Educação de Itiúba, promoveram uma ação de conscientização sobre as mudanças climaticas, nas escolas do município de Itiuba. Em forma de passeio, alunos caminharam pela sede do município levando faixas com mensagens de conscientização. O passeio terminou na beira do açude público Jacurici , mais conhecido como  Camandaroba, que atualmente tem baixíssimos níveis de água devido a seca.
Confira a seguir algumas imagens feitas por Reginaldo no primeiro trimestre de 2013.

Fonte: Instituto Diamante Verde – Um Exemplo de quem promove dignidade e cidadania.








Nenhum comentário:

Postar um comentário