domingo, 28 de setembro de 2014



Missão da terra: Uma caminhada que alimenta a fé do povo do sertão
 
     Animados pela fé e pelas lutas por dias melhores, centenas de pessoas de diversas localidades participaram de mais uma Missão da Terra que aconteceu neste dia 28/09 na cidade de Saúde.

     Com um tema bastante sugestivo para discussão a cerca da problemática relacionada ao meio ambiente e ao trafico humano e a exploração foram debatidos, celebrados e encenados através de dramatizações que facilitaram a interpretação dos referidos temas em discussão.
 
     Historicamente este movimento está relacionado à luta dos camponeses, já que teve sua origem no sertão de Monte Santo local onde o conflito por terra se arrasta por mais de meio século e o estado pouco tem feito para minimizar os problemas deste conflito.

     Figuras que chamam a atenção durante a caminhada; Padre Luiz, que podemos chama-lo de papa do sertão pela veneração dos camponeses e paroquianos, Rogério Guilhermino, pela história junto às comunidades, Irmã Cecília, que por muito tempo foi assessora junto a CPT, Célio de Castro que faz parte da organização e muitos outros líderes comunitários que também aproveitaram o evento para uma espécie de reencontro e matar a saudade revendo velhos companheiros. Também muitos Padres e Freiras fizeram parte da caminhada do povo.

     O Prefeito BANGA do município de Itiúba, por dois anos seguidos vem sendo figura destaque nesta caminha, pelo simples fato de estar Prefeito e ser reconhecido como o único de nossa região ,que saiu de um assentamento de Reforma Agrária e continua dando atenção especial dentro de seu governo a companheiros da própria caminhada. Durante a caminhada o Prefeito foi abraçado por muitos lavradores e companheiros de toda região que veem nele um exemplo que é possível qualquer trabalhador se tornar um representante do povo.  













































Nenhum comentário:

Postar um comentário