segunda-feira, 25 de abril de 2016

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Euclides da Cunha, Itiúba e Quijingue registraram 20 casos de estupros em 2015; veja dados

Em Santos, 81 mulheres foram estupradas em 2012O mapa da violência sexual na Bahia no ano de 2015 acabou de ser divulgado, os municípios da região com índices mais elevados foram Quijingue com 6 casos de estupros registrados, média de 20,94 por cada 100 mil habitantes, Itiúba, também com seis casos registrados (média de 15,59) e Euclides da Cunha com oito casos (média de 13,19). Os municípios do Extremo-Sul do estado lideram.
Um homem conhece uma mulher pela internet e, após algum tempo, se muda para a casa dela em Itamaraju, Extremo-Sul do estado. Lá, passa a morar com a mulher e suas duas filhas, de 15 e 8 anos. Seis meses depois, o padrasto é flagrado pela adolescente estuprando a irmã mais nova. A vizinha, ao ouvir o relato da adolescente, chama a polícia, que chega a tempo de prender o agressor em flagrante.
Cenas assim, ou parecidas com essa, se repetiram 517 vezes no ano passado nos 70 municípios do Sul e Extremo-Sul. As duas microrregiões sustentam os dois primeiros lugares num ranking nada animador: as áreas com maiores taxas de estupro da Bahia. Enquanto no Extremo-Sul ocorreram 27,1 casos para grupo de 100 mil habitantes, no Sul essa taxa foi de 21,8 em 2015.
estupro_brasilAs duas taxas superam em pelo menos três pontos a de Salvador, de 18,1, onde 531 estupros foram registrados de janeiro a dezembro do ano passado. Nas duas regiões, quem lidera a taxa de estupros é a pequena Pau Brasil, com 10 mil habitantes. Foram sete casos em 2015, ou seja, 64,1 de taxa.
Os dados dos crimes foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e mostram que, a cada 100 mil habitantes do Sul e Extremo-Sul, juntos, 24 foram violentadas em 2015. Os 517 casos estão distribuídos nas 70 delegacias territoriais ou nas especializadas de atendimento à mulher. Embora nenhuma delas supere em números absolutos a capital, 30 municípios têm taxa de estupro maior do que a de Salvador.
Números
Os crimes de violência sexual fazem parte da realidade de quase todos os 417 municípios baianos. No ano passado, apenas 98 deles (23,5%) não tiveram nenhum caso levado às delegacias. Já entre os que registraram as maiores taxas, três estão no Sul e Extremo-Sul: Pau Brasil, em 4º lugar, com 64,19; Itanhém, em 7º, com 48,52; e Porto Seguro, em 9º, com 46,07.
Em números absolutos, metade dos dez municípios do interior com o maior volume de registros também está nas duas regiões: Ilhéus, em 2º lugar, com 76 estupros; Porto Seguro, em 3º, com 67; Teixeira de Freitas, em 5º, com 53; Itabuna, em 8º lugar, com 43; e Eunápolis, em 10º, com 37 casos. Na região, há Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) em Porto Seguro, Itabuna, Ilhéus e Teixeira de Freitas. E elas não registram casos das cidades vizinhas.
dados
Em família
Para a delegada coordenadora da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), Valéria Chaves, os números de estupros nas cidades cobertas pela Coorpin têm se mantido estável. Mas, para ela, o caso de Porto Seguro chama a atenção. “O que a gente constatou em Porto Seguro é que houve um aumento considerável. Geralmente, os agressores são familiares. E lá tem uma delegacia especializada, a gente tem como visualizar melhor”, disse a delegada, que coordena, de Eunápolis, o trabalho em oito delegacias da região. Apesar disso, o número de estupros em 2015 (67) em Porto Seguro – taxa de 46,07 por 100 mil – foi menor em relação a 2014, quando houve 88 casos e a taxa atingiu 31,88.
Não é o que acontece em Ilhéus. Lá, o número de registros aumentou em relação a 2014 – foram 76 em 2015, contra 66 antes. Titular da Deam de Ilhéus, Márcia Rezende diz perceber o aumento, mas não o considera expressivo. Lá, a Deam registra apenas casos da cidade. “Aqui, o abuso infantojuvenil, ou estupro de vulnerável, é maior que o estupro de mulheres. Ele predomina. E, na maioria das vezes, a gente consegue prender o agressor. Já fiz, inclusive, este ano, duas ou três prisões”, disse.
Segundo a delegada, cerca de 90% dos estupros de vulnerável (menos de 13 anos) acontecem em ambiente familiar. “Quando o abuso acontece com adolescente e criança, 90% é no seio familiar. É o pai, o irmão, o padrasto, o tio, é quem você nunca desconfia. Já o outro pode acontecer com qualquer pessoa”, ilustrou.
É o mesmo tipo de crime que aconteceu no último dia 15, em Itamaraju. E não foi o primeiro este ano. Segundo informações da delegacia local, apesar de ter sido preso em flagrante, o homem negou as acusações. A vítima, porém, contou a situação em detalhes.
Por quê?
Embora as taxas de estupros nas duas regiões sejam as maiores do estado – e de o Centro-Sul ter registrado, em números absolutos (372), o segundo lugar, perdendo só para Salvador – especialistas e agentes de segurança não conseguem encontrar uma explicação. Para a delegada Márcia Rezende, a maioria dos casos lá não tem relação com turismo sexual. “Isso existe do Baixo-Sul pra cima. Aqui não tem, a taxa é mínima”, observou a delegada, que defende mais delegacias especializadas. “A violência contra a mulher, não só o estupro, está aumentando muito: o feminicídio, a violência doméstica, o estupro, as brigas de vizinhos com ataques às mulheres, isso tudo tem aumentado”, apontou.
Chega de Fiu Fiu: vítimas de assédio relatam situações
Além dos registros de estupro nas delegacias territoriais, há mulheres que são vítimas de assédio e levam o caso a público através da internet. A campanha Chega de Fiu Fiu, da ONG Think Olga, é um dos espaços onde é possível relatar casos de abuso, de assédio sexual e até de ameaças de estupro. No espaço virtual, é possível indicar num mapa e relatar uma história, marcando-a por cidade.
No mapa da campanha, há relatos de assédio ocorridos, por exemplo, em cinco cidades do Sul e Extremo-Sul do estado: Ilhéus (4), Teixeira de Freitas (1), Eunápolis (1), Itabuna (4) e Wenceslau Guimarães (1). Em Salvador, há 69 denúncias, a maioria delas referente ao ano de 2014.
No total, foram feitas 107 denúncias de assédio na Bahia, entre o dia 22 de abril de 2014 e 11 de abril de 2016. Além dos 69 casos denunciados à Chega de Fiu Fiu em Salvador e nas microrregiões Sul e Extremo-Sul, houve casos em Amargosa, Biritinga, Cícero Dantas, Cruz das Almas, Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Seabra, Simões Filho e Vitória da Conquista.
Ainda segundo informações do mapa de ocorrências, 44,8% dos assédios denunciados na Bahia ocorreram durante a tarde, 26,1% durante a manhã e 20,5% durante a noite – 8,6% das denúncias não informavam horário. O mapa aponta também que, em todo o Brasil, 48% dos assédios relatados são verbais e 68% deles acontecem durante o dia. Há, inclusive, uma lista com os termos usados de forma mais recorrente pelos agressores.
*Com informações do Correio24Horas

Divergências políticas poderão ser resolvidas com cuspe, ironiza Josias Gomes

 
Por Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)
 
O comportamento do ator José de Abreu, que exaltou-se num restaurante em São Paulo e cuspiu num casal que ali jantava, gerou uma onda de comentários nas redes sociais. O  titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia, Josias Gomes (PT), ironizou a situação nas redes sociais. “TSE autoriza e divergências políticas poderão ser resolvidas em duelos de cuspe”, publicou na rede social.
 
Ao jornal Extra, o ator explicou o ocorrido: "o casal estava sentado ao nosso lado e a minha mulher começou a perceber que o homem começou a xingar a gente. Ele falava que o nosso dinheiro era de roubo, de Lei Rounet, nos xingava de safados. Minha mulher, percebendo que eu ainda não tinha ouvido, tentou evitar que eu escutasse. O cara ao lado começou a me chamar de ladrão e a chamar minha mulher de vagabunda. Foi natural: fiquei com a cabeça quente. Quem não ficaria?".
 
 
José, que terminou seu mais recente trabalho na TV Globo em março, contou que se surpreendeu quando ouviu as ofensas do cliente do restaurante. "Ele dizia que era fácil roubar dinheiro do povo e ir gastar em restaurante japonês. O meu dinheiro não vem de Lei Rouanet. O meu dinheiro vem da TV Globo, do meu trabalho como ator. Ontem mesmo, num hotel, eu tirei mais de cem fotografias. As pessoas não costumam me tratar assim. Eu não sou ladrão. Eu sou honesto. Não preciso que ninguém venha me dar lição de moral".
 
O ator chegou a cancelar sua conta na rede social, mas depois voltou.

Presidente da Fiesp entrega a Temer proposta de ajuste fiscal

 
Por Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, se reuniu neste domingo (24) com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), no Palácio do Jaburu. Segundo o jornal O Globo, Skaf apresentou ao peemedebista propostas da Fiesp para um ajuste fiscal feito sem aumento de impostos.
 
Ainda conforme a publicação, a redução do tamanho da máquina governamental estaria entre as sugestões. Temer já disse à imprensa que pretende anunciar todos os ministros de seu governo no mesmo dia em que o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) for aprovado no Senado. 
 
Mas se isso não for possível, ele diz que vai anunciar, pelo menos, os ministros da área econômica - Fazenda, Banco Central e Planejamento. Foi com esse objetivo que se reuniu com empresários e banqueiros, com o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga; o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto; o ex-ministro do Planejamento José Serra; e o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles.
 

Grupo faz protesto em frente à casa de Bolsonaro no Rio

por Antonio Pita | Estadão Conteúdo
Grupo faz protesto em frente à casa de Bolsonaro no Rio
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
Cerca de 50 pessoas realizaram na manhã deste domingo (24) um ato contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), na frente de sua casa, na Barra da Tijuca, no Rio. O grupo ligado ao movimento estudantil Levante Popular da Juventude, carregava faixas e cartazes contra o parlamentar e o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Os manifestantes criticaram o discurso do parlamentar na votação do impeachment, no último domingo, em que Bolsonaro homenageou o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido pela Justiça como torturador na ditadura militar. Os manifestantes picharam a rua com a frase "Bolsonaro Golpista", mesma frase escrita em uma faixa erguida pelo grupo. Nos cartazes, as caricaturas representavam Jair Bolsonaro com o símbolo da suástica, utilizado por grupos nazistas. Com carros de som e instrumentos musicais, o grupo também encenou o discurso do parlamentar, caracterizado como o líder nazista Adolf Hitler. "Estamos aqui contra o discurso de ódio fascista. Sabemos que ele é o que há de mais podre na política brasileira, a ponta de lança do fascismo. Não vamos nos calar" , afirmou a manifestante Isis Araújo, em vídeo publicado na página do movimento estudantil na internet. Os manifestantes marcharam pela orla em frente ao condomínio do parlamentar, chamado de "Bolsomonstro", "rato" e "golpista", em referência ao seu apoio ao impedimento da presidente. Em seu perfil no Facebook, o deputado se manifestou sobre o movimento em frente à sua casa. "Meu condomínio está cercado por simpatizantes do PT. Estão ameaçando invadi-lo. Espero que não cometam essa loucura", escreveu Bolsonaro. Durante a votação do impeachment, no último domingo, Bolsonaro declarou voto pela "memória do Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff". A conduta do parlamentar na votação é alvo de questionamentos da OAB junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) por violação dos direitos humanos. O caso também é investigado pelo Ministério Público Federal. Ustra chefiou o Doi-Codi de São Paulo entre os anos de 1971 e 1974. O órgão era responsável pela repressão a militantes contrários à ditadura militar. Morto em 2015, Ustra foi o primeiro militar a responder um processo de tortura durante a ditadura. Ele é apontado como torturador da presidente Dilma, que na época militava em organizações clandestinas. O grupo Levante Popular pela Juventude é o movimento que realiza, desde a quinta-feira, atos contra o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP). Os atos, conhecidos como escracho, visam ao constrangimento dos políticos favoráveis ao processo de impeachment e à ditadura. Os manifestantes realizaram o ato em frente à casa de Temer, em São Paulo, na quinta-feira. Em reação ao protesto, o vice-presidente antecipou a viagem de volta à Brasília - Temer saiu do local agachado no carro para evitar abordagens. No dia seguinte, entretanto, cerca de 150 manifestantes realizaram novo ato no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, em Brasília. No local, os ativistas alteraram placas de sinalização com faixas com a inscrição "QG do Golpe"

Sargento PM atira na esposa e depois se mata

A esposa está em observação do Hospital EMEC em Feira de Santana depois de passar por cirurgia no abdômen

Militar estava há 32 anos na corporação
Militar estava há 32 anos na corporação
O sargento da Polícia Militar Cristovam Alves de Lima, 52 anos, atirou contra a esposa e depois se matou na madrugada deste domingo (24), no município de Itaberaba. De acordo com informações da 12ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba), o crime aconteceu por volta das 3h30.
Segundo a PM, Cristovam atirou contra o abdômen da esposa, Carmélia Maria da Silva, 40, dentro da própria casa. Após cometer o crime, ele se matou. Ela foi socorrida para o Hospital Geral de Itaberaba e depois transferida para o Hospital Emec, em Feira de Santana. Na tarde deste domingo, a vítima passou por uma cirurgia e está em observação na UTI.
Carmélia passou por cirurgia no Hospital EMEC em Feira de Santana
Carmélia passou por cirurgia no Hospital EMEC em Feira de Santana
O corpo do sargento foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itaberaba. Conforme a PM, o enterro do policial está previsto para às 9h de segunda-feira (25), no cemitério de Itaberaba. Segundo a PM, Cristovam era lotado no 11º Batalhão da Polícia Militar e estava na corporação há 32 anos.
Não há informações sobre a motivação do crime. O caso é investigado pelo delegado Daniel Rodrigues de Holanda, plantonista da delegacia de Itaberaba.
Fonte: Correio24horas

POLÍTICA: PLENÁRIA DO TIPNI SERÁ EM ANTÔNIO GONÇALVES


Coordenador do Território do Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI), Vereador Rê do Sindicato, vem por meio deste convidar as lideranças da sociedade civil e do poder público do TIPNI, parar participarem da plenária que será realizada no dia 26 de abril no Colégio Municipal 5 de Julho de Antônio Gonçalves.

Vossa presença é fundamental.

ASCOM

POLICIAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE EM JAGUARARI SUSPEITO DE LATROCÍNIO EM BONFIM


Após o latrocínio que tirou a vida do comerciante Eulálio (seu Lalu), no início da noite desse sábado (23), em Senhor do Bonfim, o Serviço de Inteligência da PM do 6º BPM, iniciou diligências até que nas primeiras horas deste domingo (24), por volta das 05h30min, conseguiram juntamente com a PM de Jaguarari prenderem um dos suspeitos envolvidos no crime.

Foi preso WESLEY JÚNIOR ALVES AMORIM, que já encontrava-se na Rua Goiânia no Bairro Mutirão na cidade de Jaguarari, segundo a PM numa tentativa de criar álibi a seu favor, porém a polícia já tinha elementos que evidenciam a participação do mesmo no latrocínio.

Wesley encontra-se custodiado na Delegacia de Senhor do Bonfim, a disposição da Justiça, há informações de que a moto utilizada no ato é roubada, oque pesa ainda mais outros artigos contra o suspeito, que já tem passagem na polícia. 

Maravilha Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário