quarta-feira, 22 de janeiro de 2014



Prefeito BANGA visita moradora da localidade carrapato e se alegra ao ver um lindo pé de jaqueira.

A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) é uma árvore tropical de grande porte, pertencente à família das Moraceae, nativa da Índia. Esta espécie produz o maior de todos os frutos comestíveis que crescem diretamente sobre o tronco de árvore, a jaca, que é cultivada principalmente na Ásia e no Brasil.
Chegando a pesar mais de 30 quilos e atingindo até 40 centímetros de comprimento, as jacas são frutos de grandes dimensões apreciados por serem suculentos, aromáticos e saborosos. Caracterizam-se por possuírem formato ovalado, casca com pequenas saliências pontiagudas e verde quando imaturos.  Atingem a cor verde-amarelado ao amarelo-marrom quando estão maduros e prontos para o consumo. No interior da fruta encontra-se a polpa fibrosa de cor amarelada, que contém várias sementes dispersas (bagos), que possuem de 2 a 3 cm de comprimento.
Há duas variedades de jaca: uma possui os bagos de consistência mole e pastosa, com uma textura semelhante ao de uma ostra crua (jaca-mole). A outra variedade possui os bagos mais crocantes, de consistência um pouco endurecida conhecida como jaca-dura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário