sexta-feira, 24 de julho de 2015

De olho no Executivo, 26 deputados baianos podem ser candidatos em 2016


Por Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre) | Fotos: Montagem// Bocão News
A pouco mais de um ano e três meses para as eleições em 2016, o cenário político já vem se movimentando e ganhará corpo nos próximos meses. Até outubro deste ano, os possíveis candidatos ao pleito devem ingressar em algum partido sem ferir a legislação eleitoral. Na Bahia, aproximadamente 26 parlamentares são apontados para disputarem em 12 cidades. O número deve aumentar após as votações da reforma política, a partir do mês que vem. Ou seja, 27% da Casa ficará sem seus parlamentares e o trabalho diário ficará ainda mais moroso.
Na Assembleia Legislativa Bahia, 17 cadeiras poderão ficar vazias. Começando pela capital baiana, os deputados estaduais Pastor Isidório (ainda no PSC) e Angelo Coronel (PSD) já se colocaram à disposição. Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, quatro parlamentares devem disputar: Carlos Geilson (sem partido), Targino Machado (DEM), José de Arimatéia (PRB) e Zé Neto (PT).
Em Vitória da Conquista, a disputa também terá três parlamentares. Possivelmente, Zé Raimundo (PT) entre no embate, que já tem dois estaduais anunciados para o pleito: Fabrício Falcão (PCdoB) e Herzem Gusmão (PMDB). O peemedebista, no entanto, exerce o cargo sob liminar, já que ainda responde processo que pode cassar seus direitos políticos por oito anos.
Já em Camaçari, a disputa é forte, e a parlamentar que pode entrar na briga para o embate com o atual prefeito Ademar Delgado é Luiza Maia (PT).
Os novatos na Alba também querem um espaço nas prefeituras. Gika (PT), Alex da Piatã (PMDB) e Hildécio Meirelles (PMDB) podem ser candidatos de Serrinha, Conceição do Coité e Cairu, respectivamente. Ainda em Coité um nome também em evidência é o do deputado Tom Araújo (DEM).
Ainda completam a fila de saída da Assembleia, os deputados Joseildo Ramos (PT), em Alagoinhas; Augusto Castro (PSDB), em Itabuna e Pedro Tavares (PMDB) para Ilhéus.
A nível federal, nove cadeiras do Congresso devem ter seus donos substituídos. Fernando Torres (PSD) e Irmão Lázaro (PSC) irão disputar Feira de Santana; Waldenor Pereira (PT) em Vitória da Conquista e Moema Gramacho (PT) de volta à Lauro de Freitas. Dos federais ainda terá Antônio Brito, que recentemente anunciou pré-candidatura à Jequié e Luiz Caetano (PT) em Camaçari.
Em Salvador, a disputa pode tirar três federais: Alice Portugal (PCdoB) e os petistas Jorge Solla e Valmir Assunção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário