domingo, 12 de julho de 2015

ITIÚBA: 5º MUTIRÃO DO GLAUCOMA É REALIZADO COM SUCESSO NO ÚLTIMO SÁBADO DIA 11 DE JULHO

Com um público recorde o 5º Mutirão do Glaucoma foi mais uma vez sucesso absoluto, mostrando assim a eficiência dos trabalhos e de sua equipe.

A assistente social Juliana que representa o poder público (Secretaria de Saúde), nesta interface falou a nossa reportagem da logística que a prefeitura oferece para facilitar o acesso do público aos benefícios do programa, que segundo ela a divulgação, o local, o acompanhamento à organização e o atendimento aos pacientes fazem com que o resultado seja este.

Já o médico Dr. José Carlos Gonzaga, nos afirmou que mesmo sendo um programa que conta com o apoio dos governos federal e estadual, o apoio da prefeitura e sua equipe é muito importante para o sucesso do programa no município. Gonzaga também fez outra declaração muito importante acerca do programa aqui em Itiúba, disse: “Para realizar estes mutirões é gasto aproximadamente 60.000,00 e outro dado importante é que só dois municípios fazem e recebem os colírios na hora, que são Itiúba e Capim Groso, estes colírios chegam a custar até 130,00, e tem pessoas simples que não tem condições de comprar e podem ter o tratamento prejudicado”. Afirmou Dr. José Carlos Gonzaga.

O mutirão aconteceu na sede da Secretaria de Saúde de Itiúba e recebeu a visita do prefeito Silvano Santos, que aproveitou para cumprimentar os amigos e amigas ali presentes.

O Dr. José Carlos deixou várias dicas sobre estas doenças e algumas recomendações. 

“A melhor maneira de proteger sua visão contra o glaucoma é fazer uma consulta oftalmológica. Se você tiver glaucoma, o tratamento pode começar imediatamente.”

Segunda principal causa de cegueira no mundo (segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS), o glaucoma é uma doença multifatorial complexa, com características específicas, em que ocorre um dano ao nervo óptico e perda progressiva e irreversível do campo visual. Este dano óptico geralmente é causado por um aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular ou PIO), mas pacientes com níveis normais de pressão intraocular também podem desenvolver glaucoma.

O fato é que não existe um nível específico de pressão ocular elevada que definitivamente cause o glaucoma. E também não há um nível menor de pressão intraocular que possa eliminar por completo o risco de uma pessoa de desenvolver o glaucoma. É por isso que o diagnóstico precoce e tratamento do glaucoma são as chaves para prevenir a perda de visão.

Como é uma doença de caráter hereditário, os familiares de portadores de glaucoma precisam fazer sempre os exames preventivos.
Além da hereditariedade, também são considerados pertencentes ao grupo de risco:
– Indivíduos com mais de 40 anos de idade – o risco de ser portador de glaucoma aumenta com a idade;


– Etnia negra – os indivíduos desta etnia tendem a desenvolver o glaucoma numa idade inferior à média da população e a probabilidade de ser afetada é quatro vezes maior em relação aos brancos;

– Altos míopes – indivíduos míopes que usam lentes acima de seis graus também estão sujeitos a um risco maior de desenvolver a doença;
– Diabéticos;
– Pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares.

Todas as pessoas que façam parte de algum dos grupos acima devem se submeter a exames oftalmológicos com regularidade. O ideal é que pessoas que tenham histórico familiar ou pertençam a um dos grupos de risco façam exames 1 vez por ano,  a partir dos 35 anos, de acordo com orientação médica. Confira a regularidade detalhada por idade em Exames e testes.
Estatísticas nacionais e mundiais

– A doença atinge hoje 2% dos brasileiros (cerca de 1 milhão de pessoas), chegando a dobrar acima dos 40 anos e a triplicar após os 70.
– Na Europa,  9,5 milhões de pessoas têm com a doença, que é responsável por 20% dos casos de cegueira na União Europeia.
– Estima-se que mais de 2,2 milhões de americanos têm o glaucoma, mas apenas metade das pessoas sabe que têm a doença.

– O glaucoma já provocou a cegueira em 7 milhões de pessoas no mundo todo. Atualmente 120 milhões de pessoas sofrem de glaucoma.
– Estimativas indicam que o número total de casos suspeitos de glaucoma gire em torno de 60 milhões no mundo inteiro.
Texto extraído da entrevista e com
complementos em pesquisas












Nenhum comentário:

Postar um comentário