segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A Prefeitura de Itiúba Disponibiliza Teste da Orelhinha Gratuito Para Recém-nascidos


Durante visita ao Hospital Municipal, na tarde deste sábado 12 de dezembro de 2015, o prefeito Banga acompanhou o primeiro procedimento do novo serviço que atendeu a recém-nascida Maria Izabel Lima, filha do casal Aparecido Batista Lima e Jaiane Batista Lima.

Os procedimentos são feitos pela Drª Nayse Oliveira fonoaudióloga, que falou da importância deste teste para prevenção de deficiências futuras nas crianças nas áreas de audição e fonação.

Esteve presente também o médico clínico Drº Pinheiro, que vem desenvolvendo um relevante serviço no município, e segundo o mesmo, os casos de Dengue, Zika e Chicungunha tem diminuído significativamente no município, depois das ações do Carro Fumacê e do trabalho de orientação dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como os mutirões de limpeza realizados pela Secretaria de Saúde.

A Fonoaudióloga responsável por este trabalho, ora implantado no município, trás as seguintes orientações:

Hoje sabemos que a surdez deve ser detectada ao nascimento e tratada  até no máximo 6 meses de vida, pois esse é o período ideal para o início do desenvolvimento da fala e linguagem. O bebê já pode usar aparelhos auditivos, receber estimulação adequada e se necessário realizar tratamento cirúrgica por meio de implante coclear.  O teste da orelhinha é rápido, simples e indolor, ele avalia a reação de células auditivas externas da cóclea em resposta aos estímulos suaves. Demora de 5 a 10 minutos e é feito pelo fonoaudiólogo durante o sono natural do bebê.

Em 2011 formei em fonoaudiologia na Unijorge Salvador e desde então venho atuando nessa área na minha terra natal Itiúba. Estou concluindo a especialização em Motricidades Orofacial, mais um sonho se realizando. Realizo atendimentos pela Prefeitura Municipal de Itiuba nos seguintes setores: NEEI (Núcleo de Educação Especial de Itiúba) onde atuo com pacientes que apresentem alterações na fala, linguagem, em motricidade orofacial e audição. Realizo atendimentos pela secretaria de saúde no programa Melhor em Casa (O conforto do hospital no seu lar), onde atuo com pacientes de média e alta complexidade, Faço atendimentos em clínica particular na cidade de Itiúba e Senhor do Bonfim. E agora estamos com essa novidade, uma parceria minha , do prefeito Silvano, da secretaria de saúde na pessoa do secretário Wendell Catarino e da coordenadora do hospital municipal, Karina; estarei realizando o teste da orelhinha em todos os bebês nascidos no hospital Municipal de Itiúba.










Nenhum comentário:

Postar um comentário