terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Itiúba: Técnico do Programa Água Doce Visitou o Município e Reuniu Com Prefeito e Secretário

     Cassiano Lemos Júnior técnico da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia e Gilvan da CERB, esteve no município de Itiúba para avaliar ações do Programa Água Doce no município. Pela manhã, o senhor Cassiano reuniu-se com o prefeito Banga e o secretário de Agricultura Joaquim.

     À tarde, o grupo realizou visitas em algumas comunidades onde os sistemas estão sendo implantados. Como são os casos de Riacho das Pedras, Pedra do Negro, Morro Redondo, Ponta Baixa, Urubu e Umbuzeiro. Também nesta primeira etapa, as localidades de Lagoa do Tanque, Nova Conquista, Sítio do Felix, Estimação e Olho d’água, serão visitadas em outra oportunidade. Estas são as que já iniciaram os trabalhos de escalação, recuperação ou ampliação do sistema de dessalinização, trazendo uma inovação que é a construção de grandes tanques que são recobertos por uma manta impermeabilizante e servirão para a criação de tilápias ou para a acumulação de rejeitos onde o nível de sal for muito alto e por não poder ser jogados na natureza.

     O município foi contemplado com um total de 39 poços que serão beneficiados com este programa. Água que será produzida por este sistema, terá qualidade idêntica as águas minerais comercias e o seu custo para os usuários das comunidades serão no valor simbólico de 0,25 centavos por cada vinte litros de água adquiridos para o consumo humano.

     Além do secretário Joaquim Ferreira Barros, também acompanhou o grupo o senhor Luiz Antônio, agrônomo da SEMAS e Tadeu Medrado, assessor do prefeito.

   O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.

    Com o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social, o PAD beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste, ampliando suas ações para garantir o acesso à água de qualidade nas comunidades difusas do semiárido. 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário