quarta-feira, 19 de março de 2014

50 ANOS DO GOLPE DE 1964 - "É PROIBIDO PROIBIR"
* Foto do cartaz de 2004  e do comício das "diretas já" 1984
Escancarada, a ditadura formou-se. A tortura foi o seu instrumento extremo de coerção e o extermínio, o último recurso de repressão política que o Ato Institucional n 5 libertou das amarras da legalidade. A ditadura envergonhada foi substituída por um regime a um só tempo anárquico nos quartéis e violento nas prisões. Foram os Anos de Chumbo.
O Milagre Brasileiro e os Anos de Chumbo foram simultâneos. Ambos reais, coexistiram negando-se. Passados mais de 30 anos (50 agora) continuam negando-se. Quem acha que houve um, não acredita (ou não gosta de admitir) que houve o outro (Elio Gaspari).
Em março de 1964 em tinha quase nove anos e ainda morava em Juazeiro. Em abril de 1984 eu estava no Vale do Anhangabaú em São Paulo no maior comício da nossa história pelas “Diretas já”, mais de um milhão de pessoas.
Ainda em 1984, participei de um evento que lembrava os 20 anos do golpe de 1964 no SESC-Pompéia, em “Sampa”. Conheci gente que foi presa, torturada, fiquei amigo de amigos de Geraldo Vandré. 1994 de novo em Juazeiro montei o show “É PROIBIDO PROIBIR” para lembrar os 30 anos do golpe e em 2004 fiz pelos 40 anos e agora vamos fazer mais forte pelos 50 anos. Lembrar para nunca mais acontecer.
Em 1973, fugi de Salvador aos 17 anos para o Rio e Belo Horizonte para não servir ao exército, mas não escapei da humilhação de ficar das 5 da manhã com fome até às 5 da tarde na “Fonte Nova” numa violenta seleção. Doei meio litro de sangue (foi a única parte humana) fiquei tonto e ainda tive que carregar “brita” num carrinho de mão das obras do estádio, fui entrevistado por um oficial e ele colocou na minha ficha: “Convém servir” “Ideias confusas” “rebelde”. No final fui dispensado pelo “excesso de contingente” e paguei uma promessa ao “Senhor do Bonfim”.
Em 1980 fui de novo entrevistado, desta vez por um agente da censura no antigo prédio da superintendência da Polícia Federal em Salvador (Terminal da França) para poder realizar o meu primeiro show no Teatro Vila-Velha.
Agora vou contar esta minha história dos “Anos de Chumbo” e espero que cada um conte a sua, vou de novo apresentar “É PROIBIDO PROIBIR”.
No próximo texto: 31 de março de 64 - Uma noite de profunda escuridão em Juazeiro.
Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola)
Compositor

Nenhum comentário:

Postar um comentário