terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Itiúba: Em entrevista exclusiva Banga fala desde a ponte do Alto aos seus projetos futuros

5 janeiro, 2016 | Por: Editor
GEDSC DIGITAL CAMERA
GEDSC DIGITAL CAMERA
Silvano Santos Carvalho, popular Banga, prefeito de Itiúba, Ba
Muita querela com relação a construção de uma ponte interligando o bairro do Alto ao centro da cidade. A comunidade clamava por uma solução, tendo em vista que a velha ponte havia sido construída há não menos que 50 anos. O Portal Bahia na Midia foi verificar o andamento dos trabalhos, e fez uma entrevista com o atual prefeito de Itiúba, Silvano Carvalho, popularmente conhecido como Banga do PT. Veja abaixo como foi a entrevista:
GEDSC DIGITAL CAMERA
GEDSC DIGITAL CAMERA
Bahia na Mídia: Agora sai a polêmica ponte do Bairro do Alto, Senhor prefeito?
Banga: É uma ponte que tinha aqui, mais de 50 anos que foi construída, e desde que assumi a gestão ela já estava danificada, é lógico que nas administrações passadas alguns talvez tenha procurado resolver, mas não resolveram o problema; mesmo porque a prioridade maior à construção da ponte, foi exatamente em minha gestão. Então, diante das dificuldades, mesmo com a crise, nós conseguimos angariar recursos, através do deputado Josias Gomes, o nosso governador Rui Costa canalizaram recurso, diretamente da CONDER, a gente conseguiu o recurso para estar fazendo um investimento novalor aproximado de 150 mil reais. Portanto, acredito que vai ficar, conforme você mesmo vê, uma obra bem estruturada, com maior suporte para a comunidade que vem crescendo. Ela vai ficar, inclusive mais alargada, com boa iluminação, para dar mais segurança e conforto ao pedestres que vão passar por aqui…
P. Bahia na Midia: Tem quantos metros na verdade Senhor prefeito?
Banga: Ela vai ficar 8 de comprimento por 8 metros de largura, antes era 6 x 6 metros, então vai ter agora um espaço bem maior, sendo que agora 6 metros serão apenas para o trânsito de veiculo, e 1 metro do lado direito, mais um metro do lado esquerdo para os pedestres terem maior segurança e conforto. Então, mesmo com toda a dificuldade é um orgulho para nós uma obra que consideramos de grande importância para a comunidade do bairro do Alto, também para a sede da cidade ligando bairros.
P. Bahia na Midia: Percebe-se pelas movimentações e empenho que será, possivelmente, uma obra de rápida conclusão, é isso mesmo?
Banga: Esperamos que sim, pois é uma obra de risco e ficamos preocupados com os transtornos que vinha sendo para a comunidade, e temos que apressar para não atrasar pelo fato de ser um período chuvoso e procuraremos corresponder, evitando transtornos para a população que não merece estar passando por isso.
P. Bahia na Midia: O fator preponderante para que você atendesse aos reclames da população foi a pressão do povo do bairro ou teve outros fatores?
Banga: Com certeza, porque à frente de uma gestão, nós acima de tudo tem que ver as demandas do povo, para o bem desse povo, então eu acho que muitas lideranças fizeram a cobrança, inclusive vocês em reportagens, mas a gente fez na verdade em prol do povo, pois o povo merece ter a sua devida proteção, então eu acho que essa obra ela dá conforto, mas também uma boa acessibilidade de trânsito de veículos, e dando maior segurança aos pedestres do bairro do alto.
P. Bahia na Midia: E quanto as críticas dos que falam que você está fazendo porque já é ano de política?
Banga: Para mim não importa pensar assim, para mim mesmo o que importa é resolver os problemas, e não com apenas promessas, eu sou de fazer, sempre com pé no chão. Muitas vezes as pessoas criticam, pois querem a todo custo que você faça as coisas fora do momento, mas não podemos ser assim, é necessário ser determinante focar naquilo que está fazendo. Fazer críticas é fácil, o difícil é agir e determinar, na prática como estamos fazendo, portanto na hora que fazem as críticas, ouço muito cada uma, não daqueles que faz as coisas de modo desorganizado, apenas porque estão fazendo pressão. É preciso ter responsabilidade e saber de onde vamos tirar os recursos, com muita maturidade, para se ter certeza de que está fazendo tudo certo, e vamos concluir na hora certa. Momentos de transtornos a população acabou se convencendo das dificuldades do momento, e fui atrás de recursos para resolver o mais rápido possível.
P. Bahia na Midia: E sobre o esgotamento sanitário, tem alguma novidade? Tendo em vista a ponte passar por cima do córrego que recebe dejetos de todo o tipo?
Banga: Há aproximadamente 15 dias atrás, eu participei de uma audiência com o governador Rui Costa, juntamente com Josias Gomes, para tratar sobre assuntos dessa natureza, em nosso município, sendo que na pauta, acabei por levar exatamente a questão do saneamento básico, mas também a questão da água que está vindo de Ponto Novo, para abastecer Itiúba sendo que o governador se pronunciou dizendo que para Itiúba já tinha uma boa notícia para alguns projetos, sendo que o estado resolveu chamar a Funasa (federal) e o município, para fazer um levantamento dos projetos ou convênios entre a FUNASA e os municípios. E Itiúba está sendo contemplada com o saneamento básico, e o estado vai entrar com uma volumosa contrapartida, com o intuito de dar de fato andamento do projeto, sendo que Rui declarou para mim, que tem muito amor e carinho por Itiúba e por isso mesmo jamais deixaria de entrar com a contrapartida do estado, que deve ser em torno de 10 MILHÕES de reais. E até em tom de brincadeira disse que brevemente estará vindo a Itiúba, e quero que seja mesmo sério, para assinar a ordem de serviço, mesmo porque o FUNASA já declarou que vai dar sua contrapartida. E esperamos que isso tudo venha a acontecer, o que é almeja por todos os itiubenses, pois estamos numa área de risco e isso não é fácil, com transtornos que se abate sobre o povo itiubense, sobretudo nos períodos chuvosos, por ora, enfrentamos a crise da Chikungunya, Zika… que não foi fácil, causou um transtorno muito grande e negativo para todos nós e todos sabemos que a questão de não cuidar dos córregos, não cuidar do esgotamento sanitário contribui para acontecer o que vem acontecendo ultimamente, então Rui Costa está lá batalhando para fazer o investimento nessa obra o mais rápido possível.
P. Bahia na Midia: E a BA 381 entrou na pauta?
Banga: Com certeza também foi cobrada a revitalização da BA 381, no que ele (o governador Rui Costa) que a 381 estará entrando agora no orçamento de 2016, e que vai depender muito dos recursos disponíveis nesse mesmo orçamento. Está sempre existindo operações tapa buracos, mas acredito que vai ter a revitalização. Sabemos da escassez de recursos, acho até muito louvável quando ele determina que vai botar 10 milhões de recursos na contrapartida das obras de saneamento e esgotamento sanitário, sabemos que é muito importante, mas também não poderia se esquecer da recuperação da BA 381 que é algo imprescindível para nós.
P. Bahia na Midia: E a estória de uma empréstimo junto ao Desenbahia, afinal de contas sai ou não sai? Em que pé está?
Banga: Olha, tem realmente um projeto, que inclusive foi votado na Câmara de Vereadores, e sabemos que temos saldo para pegar o empréstimo, que é no órgão Desenbahia, onde fora aprovado, tendo sido feito as minutas e o que foi necessário, sendo que a Câmara aprovou o valor de 7 milhões, que é o saldo que o nosso município tem, mas devido a crise que estamos passando, em que todos os município, com certeza também estão passando, e até o estado entrou que esse mesmo tipo de empréstimo também, sendo que foi feito uma minuciosa avaliação pelo DESENBAHIA e a União, que estaria liberando em torno de 50%, então isso quer dizer que para nosso município, deve estar sendo contemplado em torno de 3,5 MILHÕES para fazemos investimentos em nossa terra, e já tinha feito um pré-projeto, espécie de um levantamento, sendo que vamos investir na cidade, mas também nos povoados que ainda é muito carente de pavimentação, na questão de Praças, para cultura e o lazer, mas isso importa em dizer que já sabemos que não vai estar liberado os 7 milhões, mas acredito que virá os 50 %,  e temos que ver agora as prioridades máximas, para construirmos melhor.
P. Bahia na Midia: Então o senhor vai fazer mais rápido as coisas necessárias para nosso município, como o povo reagirá a partir de agora?
Banga: Nós estamos na luta, porque é o dever do gestor, não podemos baixar a cabeça não. Diante das dificuldades, temos que ir por outras linhas e fazer as buscas constantes, seja na questão do saneamento básico, seja na questão da água de Ponto Novo, que já está chegando para o povo de Itiúba. Nós temos muitas dificuldades que vem ocorrendo, a exemplo da ponte do bairro do Alto do Ginásio, que muitas pessoas apostaram que não ia acontecer, mas de fato está acontecendo, então isso é o papel do gestor, é mais do que obrigação. Então todo gestor que deixar a marca em seu governo. Agradeço a Deus e todos os amigos a confiança que nos tem dado, mas também eu entendo que estamos passando por uma crise muito difícil, gestor nenhum vai conseguir fazer tudo aquilo que pensou no primeiro momento, mas também não estamos de braços cruzados, muita coisa boa está acontecendo neste município, graças a luta de todos juntos e também quero agradecer pela consciência de cada um por ter entendido este triste momento que estamos passando, mas nós estamos agindo com responsabilidade. Sei que não é fácil, você estar com muitas coisas em dia no município, mas nós têm honrado os compromissos na medida do possível. Se você o quanto é difícil, entre para dentro e venha fazer. O município tem muita despesa e não é pouca, então se em nossa casa temos dificuldades de administrar quando somos atingidos por queda de receita, imagine uma prefeitura que não para de ter altas despesas. Mas, acredito que vamos conseguir sim, aproveitando quero desejar a todos um Ano Novo cheio de esperança e que a gente consiga realizar aquilo que não conseguimos em outros momentos.
P. Bahia na Midia: O Senhor perdeu companheira em seu partido o PT, e a gente vê uma certa finidade do Senhor com Rui Costa, o Banga vai ser candidato a reeleição?
Banga: Falando de Rui Costa, é muito técnico, é um governador com pé no chão e com certeza ele não vai estar preocupado, muito menos olhando para quem saiu, acho que o dever de um governador é com o trabalho a ser realizado em cada município. Rui demonstra ter um carinho muito grande por Itiúba, e temos que levar em conta a sigla PT que está à frente do governo da Bahia, e quanto a minha pessoa ser candidato, digo que prefiro dar prioridade em acertar o governo municipal, colocar as coisas em seus devidos lugar, e tenho certeza se conseguir um melhor desempenho, lá na frente quem vai decidir é o povo, sempre aliado a todos, pois não foi uma sigla só que venceu as eleições, e todas as vezes que o PT ganhou aqui, foi com apoio da base aliada. E vejo que o esforço é de cada companheiro da base aliada, vendo tudo isso, percebendo que estamos ficando cada vez mais fortes, superando as dificuldades, você pode apostar numa continuidade. Então acredito que precisamos acertar para de fato ter uma definição. Não somos donos da prefeitura. A prefeitura é nossa, de todos nós. Mas, sei que na hora da definição, temos que saber que devemos estar todos juntos, unidos. Eu acredito numa melhor definição desse nosso projeto, e não podemos perder a condução dele, para dar continuidade um grupo que sabe onde é que está pisando. Estamos com nosso governador Rui Costa, e com nossa presidenta Dilma que deu um grande salto agora, na questão que creio que calou a boca da oposição, quando a mesma devolveu o dinheiro que tinha pego nos bancos, da tal pedaladas, justamente para fazer investimento social, nas construções de casas, nos programas sociais, e não foi uma outra coisa que ela fez. Sabemos que fez bastante investimentos e teve que emprestar dos bancos. Creio eu que calou a boca de todos, quando ao apagar das luzes, fez toda essa devolução. Acredito que o Brasil hoje tem credibilidade, e estou apostando que essa credibilidade, vai chegar para o estado e vai chegar para os municípios também.
Fonte;Portla Bahia na Midia

Nenhum comentário:

Postar um comentário