quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Rui Costa: O Governador Da Diversidade Política

      Logo sendo uma imensa rua vazia e sem ninguém, nossa reportagem ainda flagra um veículo com faróis acesos. Logo em seguida, parece que os portões se abrem, um mar de gente aparece e gritos de MINHA CASA MINHA VIDA formam um côro vindo em desparada para o local do evento.

    Já posicionado, um trio de veteranos do PT de Campo Formoso, nas pessoas dos (Companheiros Jose  Carlos, Juvaldino e Ozelito ) aguardam. Enquanto isto, o Vereador veterano de Itiúba Deri, ao lado de seu filho Júnior, certamente o ensinando os primeiros passos do jovem que com certeza herdará a carreira do velho Deri.

    Abraçado com o Governador Rui o Ex-marxista  e revolucionário socialista Yon fontes com sua companheira. Mas o olhar puro de uma criança negra e muito linda dá uma serenidade e esperança ao ambiente.

     E lá vai Rui subindo a máquina que se destina aos agricultores e com ar de felicidade entrega a chave ao agricultor. Ao chão e com a praça lotada, uma multidão observa o ato do chefe Baiano, inclusive o Radialista Augusto Gomes autor da frase “ô Cidade Complicada”. E PARECE MESMO COMPLICADA SENHOR AUGUSTO, olha no mesmo palanque, o senhor Prefeito de Senhor do Bomfim Dr. Correia e Carlos Brasileiro. Mas que bom, pois somos uma Republica Democrática. 

    De Jaguarari os Antônios: Zé e Antônio do Terço. Será que em Outubro lá vai dá outro Antônio? Mas pelo visto Antônio do Terço estava de cara virada. Nada apenas o flagra da foto, já que os Antônios são companheiros leais. Da política para a segurança,  olha o Coronel Anselmo passeando tranquilamente ao meio da multidão, demostrando tranquilidade e segurança de um comandante do povo.

    A Diversidade é sentida no momento que registramos as bandeiras dos movimentos sociais a exemplo do camponês com o símbolo da Reforma Agraria (Movimento CETA), e a presença marcante representando a luta das Mulheres, estampada no rosto de Maria Clécia, ao lado de outras companheiras também contempladas com o projeto Minha Casa Minha Vida.

    Também neste tom de igualdade está o Prefeito BANGA de Itiúba que é assentado pela Reforma Agrária e Jeronimo Rodrigues Secretário de Estado que vem do Movimento MOC.  Terceira idade também tem assento olha as senhoras aí felizes da vida.

   Descontraindo o ambiente; O comerciante Elizeu da Rios Eletrônica brinca com o jovem empreendedor BÔ, dizendo BÔ é bom, fazendo uma alusão a uma possível candidatura ao elegante Bonfinense. Coisa de amigos.

    O Deputado Boca Preta Adolfo Meneses sendo entrevistada por André Araújo, e ao fim da reportagem o ilustre político anda um pouco e eu me aproximo e pergunto: Deputado e as estradas da Zona Rural de Campo Fomos ? Gentilmente o parlamentar,  para e mete a mão ao bolço e penso que vai brindar com uma nata de alguns reais e oferece-me um cartão da Assembleia Legislativa e diz, "Infelizmente sobre as estradas vicinais do meu município, que é de responsabilidade do prefeito eu fico lhe devendo resposta, pois o prefeito não demostra interesse em passar nem as máquinas". Concluiu. Lembrando que foi ele quem colocou Dr. Eurico prefeito de Campo Formoso.

     A África é aqui, olha o nosso Barak Obama, Carlos de Tijuaçu representando nossos irmãos de cor, os Quilombolas. E a sua frente o jovem ativista Carlinhos de Itiúba segura uma faixa reivindicando do Governador Urgência na reconstrução da BA 381.

    Faixa de agradecimentos foi erguida pelo Secretário de Agricultura de Itiúba Joaquim, pelo programa Água Doce implantado no município. Mas cheios de orgulho mesmo estava um grupo de operários da construção Civil, que disseram para nossa reportagem "tudo aqui é bonito, e foi nós que fizemos, bradou um pedreiro’’. Momento de risos e felicidade no rosto:

"Sem poesia não há alegria na alma, é preciso cuidar bem da vida para que dê flores e frutos’’ Milton Nascimento . Digo isto para mostrar os meninos e meninas dos agricultores alegres brincando e se divertindo na máquina que os adultos vão usar para produzir alimentos com abundância para nossa criançada.


      Rui Costa fez a entrega da casa própria para mais 381 famílias do município. O Residencial Cidade Nova III foi construído por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

       O governador ainda entregou um trator e insumos para a Associação de Moradores e Plantadores da Fazenda Barroca de Cima e Adjacências, que beneficiarão 130 pessoas, além de 40 barracas para comercialização de produtos da agricultura familiar. Ainda foram entregues 62 títulos de posse de terra para agricultores de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Andorinha e Jaguarari, e autorizada a celebração de um convênio, com a Associação de Lavradores do Povoado de Lagoa do Peixe, para implantação de uma cozinha comunitária, que receberá investimentos da ordem de R$ 328 mil reais e beneficiará 20 famílias da região.


    Mas o ponto alto foi os vários pedidos de construção do novo hospital regional do Piemonte, um clamor da população de Bonfim e de toda a região.


    Finalmente de forma inédita a presidenta DILMA fez um pronunciamento através de um telão exclusivo ao povo bonfinense.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário