domingo, 29 de dezembro de 2013

APROVEITAMENTO DO AÇUDE JACURICI PODE MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE PESCADORES



O aproveitamento com maior intensidade do Açude Jacurici, localizado no município de Itiúba, no Território de Identidade do Sisal, pode mudar a realidade da região, impulsionar a aquicultura e beneficiar até oito mil famílias, gerando renda mínima mensal familiar de R$ 900 reais. Esta é uma das conclusões do I Seminário Regional de Pesca e Aquicultura, realizado nesta quinta-feira (26), pela Colônia de Pescadores Z69, no distrito de Rômulo Campos, Itiúba, com apoio da Superintendência Estadual da Pesca do Ministério da Pesca (MPA) e da Federação dos Pescadores do Estado (FEPESBA).

“O potencial é fantástico, e o melhor aproveitamento do açude pode mudar a vida de milhares de pescadores a aquicultores”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, assumindo com o superintendente do Ministério da Pesca em Salvador, Marcos Rocha, e o presidente da Federação dos Pescadores do Estado da Bahia, José Carlos da Pesca, o compromisso de discutir com Josafá Marinho, coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) na Bahia a utilização do açude, bem como a recuperação de uma unidade de beneficiamento de pescado construída há alguns anos próxima ao açude e nunca utilizada. Além de Salles, Marcos Rocha e José Carlos, participaram do seminário o assessor técnico da Seagri, Jorge Figueiredo, centenas de pescadores, presidentes de colônias, associações e sindicatos, e prefeitos da região.

O Açude Jacurici, implantado no rio Jacurici, a 32 quilômetros de sua confluência com o rio Itapicuru, foi construído pelo DNCOS em 1956. Possui dois mil hectares de espelho d'água e, segundo cálculos de técnicos especialistas, usando apenas 1% da área intensivamente seria possível produzir até 40 mil toneladas de tilápia por ano, beneficiando oito mil famílias, cada uma com quatro tanques-rede e renda estimada em R$ 900 reais. Até poucos dias, depois de longa estiagem, o açude estava com somente 4% da sua capacidade, mas depois da chuva dos últimos dias chegou a aproximadamente 30%. A expectativa é de que continue chovendo na região, aumentando ainda mais a capacidade do açude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário