domingo, 9 de fevereiro de 2014

Itiúba ou São Gonçalo do Amarante.

     Pelos idos de 1680, já se tem registro de habitantes na serra que logo depois passou a se chamar “Adro do São Gonçalo do Amarante”, expressão de influencia portuguesa.

     Nos Alpes da serra muitas expressões culturais que remontam o cenário de nossa miscigenação cultural e religiosa, fazendo o retrato de um povo formado pelos índios, negros e pelos brancos jesuítas, bandeirante e outros aventureiros vindos do Recôncavo Baiano.

     Itiúba vem muito depois com a influência da passagem da linha férrea pelas terras da fazenda salgada, evento este que valorizou muito esta localidade e que com a influência de uma fazendeira de sangue azul,(Sangue azul significava os descendestes de Portugueses e influentes na Sociedade da época) criou-se o povoado da Salgada deixando para trás um legado de beleza e construções exuberantes.

     O julgado de São Gonçalo do Amarante já pertenceu à vila nova da rainha, hoje Senhor do Bonfim e a Santo Antônio das Queimadas, hoje a cidade de Queimadas. Mesmo com estas mudanças e o passar dos tempos à cultura do povo foi mantida e é passada de geração em geração.

     Neste dia 9, é comemorado um dos momentos mais importantes da história daquele povo, os festejos de São Gonçalo do Amarante padroeiro da localidade. Para pessoas como o senhor Jacinto e seu Cláudio, é motivo de muita alegria ver os festejos de sua localidade. Já a moradora Dona Bezinha, aproveitou a oportunidade para abraçar o Prefeito Banga e dizer que quando o mesmo era menino “já vinha a Serra de Itiúba acompanhado de seu pai” a Celebração foi conduzida pelo Padre Diego e seu Assistente Padre Antônio de João Pessoa que está em visita a Paróquia de Itiúba.

    Já o Prefeito Silvano Santos participou dos festejos junto com os fiéis que percorreram várias ruas do povoado levando a imagem do santo Padroeiro. Na Serra de Itiúba existem duas capelas, uma no centro do povoado sendo a primeira igreja construída nas terras de Itiúba e a segunda a capela de São Jose que fica ao lado em cima de um morro.

     O Vereador Natanael, um filho nato daquela comunidade não perde uma atividade e acompanha de perto o dia a dia de seu povo. A Prefeitura municipal realizou melhorias na estrada, colocou palco , som, iluminação e bandas para alegrar o povo neste dia.

Artigo Escrito por Juju Mangabeira -DRT 6341

 Calçamento rustico


 Lateral da primeira Igreja ,toda em pedra.Uma lenda diz que ai tem uma garrafa com uma escrita dos antepassados ...



 Seu Claudio e Jacinto ,Filhos do lugar




 Detalhes de uma cerca de pedra
 Capela de São José no alto de um morro




 Cruzeiro centenário  do tempo do Padre Viriato..
 As cercas de pedras e seus labirintos
 Prefeito BANGA e fieis lavando o andor 
 Padre Diego  e seu megafone




 Vereador Natanael acompanhando tudo
Prefeito BANGA e Dona Bezinha 
 Prefeito BANGA e sua Família
 Senhoras Felizes



 Moradora mostra sua alegria

Nenhum comentário:

Postar um comentário