domingo, 9 de fevereiro de 2014

Participaram do evento, filiados ao PT e dos partidos da base aliada, além de integrantes de movimentos sociais dos Territórios do Sisal e da Bacia do Jacuípe.


rui costa em serrinha - des
Foi realizado na manhã deste domingo (09) na área coberta do Parque Maria do Carmo, em Serrinha, o segundo encontro para a formação de um “Programa de Governo Participativo”, documento que será transformado em propostas a serem apresentadas por Rui Costa na campanha eleitoral. Rui Costa foi indicado pelo governador Jaques Wagner a pré- candidato a sua sucessão.
rui costa em serrinha -3
Participaram do evento, filiados ao PT e dos partidos da base aliada, além de integrantes de movimentos sociais dos Territórios do Sisal e da Bacia do Jacuípe. A abertura do encontro foi feita pelo prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, que agradeceu a presença de todos e disse que aquele momento foi muito importante, pois pela primeira havia sido convidado para discutir o plano para um governo. A mesa do foi formada pelos prefeitos dos municípios dos dois territórios (Sisal e Jacuípe), secretário de estado, deputados federal e estadual.
O coordenador do programa de governo participativo, Jerônimo Rodrigues, apresentou a metodologia para elaboração deste plano, planejado pelos nove partidos que apoiam a pré-candidatura de Rui Costa. Ele disse que a elaboração do programa será dividido em três eixos, ou seja, desenvolvimento econômico sustentável, desenvolvimento social e gestão democrática e eficiência do estado.
No eixo Desenvolvimento econômico sustentável envolve a Infraestrutura, onde serão discutidas as logísticas, mobilidades, acessibilidade, saneamento, energia, portos, aeroportos, ferrovias, rodovias, hidrovias, urbanismo. Na área de desenvolvimento Sustentável, envolve as questões ligadas à indústria, comércio, serviços, emprego, agronegócio, atração de investimento, mineração e meio ambiente, turismo.
Desenvolvimento Rural será discutido a agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, reforma agrária e no âmbito do Desenvolvimento do Semiárido serão tratado os recursos hídricos, manejo de bioma e infraestrutura sócio-produtiva. Ciência tecnologia e inovação, ligadas a TIC, Comunicação, biotecnologia, energias renováveis e pesquisa.
No desenvolvimento social, serão debatidos as questões ligadas a Educação, Saúde, Segurança Pública, Direitos Humanos, Igualdade Racial, Gênero, LGBT, Criança e Adolescente, Juventude, Melhor Idade, Pessoas com deficiência, Esporte e Lazer, Cultura e Habitação, Inclusão Sócia produtiva, micro crédito, emprego e renda, transferência de renda e economia solidária. E por última gestão democrática e eficiência do estado, onde será discutida a relação Federativa ligadas aos consórcios municipais, escritório de projetos, Política Territorial, Valorização do Servidor Público, Modernização, Reformas Estruturantes nas áreas Fiscal e Previdência.
rui costa em serrinha -2
Para Rui Costa a pluralidade da sociedade baiana é sua riqueza, a construção do Programa de Governo será participativo e buscará um amplo envolvimento dos diversos segmentos, tais como partidos políticos, senadores, deputados e deputadas federais e estaduais, prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras, movimentos xociais, empresários e setor produtivo, comunidade acadêmica, dentre outras.
Ele disse também que o Programa de Governo Participativo buscará, como regra, a elaboração de propostas e políticas públicas que tenham caráter estadual e um macro regional, Considerem as potencialidades e os vetores globais de desenvolvimento da Bahia, configurem-se como soluções regionais e respeitando as especificidades territoriais e locais. Costa assegurou que o Programa de Governo Participativo quer ouvir a todos os segmentos estamos lançando o debate naquilo que acreditamos na linha do que o Governo já vem realizando.
Ele disse ainda que o ato é partidário, em um ambiente fechado e visa organizar a participação de todos para que o trabalho seja produtivo e em julho apresentaremos a sociedade, usando de todas as mídias possíveis, pois “acreditamos que o povo deve opinar nos assuntos relacionados ás suas vidas, a exemplo da implantação de uma universidade federal”, concluiu.
rui costa em serrinha -1Segundo Otto Alencar, vice-governador e secretário de Infraestrutura e pré-candidato ao Senado, a ideia de Rui Costa em reunir com os territórios, é inovadora e bastante produtiva. Disse que seu voto é para Rui Costa e tem a convicção que a eleição de outubro será decidida em primeiro turno, “falo isto com certeza por ser, entre vocês (referindo à plateia), pois tenho 26 anos de caminhada e já passei por outros grupos políticos no estado e sinto, acredito e Rui será o próximo governador”, falou Otto. Ele também citou as estradas construídas na região e a importância do programa minha casa, minha vida, considerada por ele, o melhora programa habitacional já realizado na Bahia.
Redação CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário