domingo, 1 de junho de 2014



Itiúba e  Os Caminhos do Canal do Sertão Baiano da Transposição do São Francisco

Na manhã desta sexta-feira (30) aconteceu à primeira reunião no município de Itiúba para discutir Os Caminhos do Canal do Sertão Baiano, participaram da reunião e discussão as principais autoridades do município (Prefeito, secretários, vereadores, técnicos do município, estado e empresas privadas) e a sociedade civil representada por associações comunitárias.
Está primeira reunião de sondagem realizada pela empresa HIDROGEO responsável pelo estudo de viabilidade social, técnica, econômica e ambiental do projeto CANAL DO SERTÃO BAIANO que será realizado pela Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

O Canal do Sertão Baiano é o eixo Sul da transposição do São Francisco, e levará água do rio São Francisco a reservatórios que abastecerão áreas urbanas e rurais de 44 municípios do estado da Bahia, localizados na região das seis bacias hidrográficas dos rios Salitre, Tatauí, Tourão, Poções, Itapicuru e Jacuipe, que cobrem uma área aproximada de 60 mil km².

As prioridades de uso da água transportada pelo canal serão nesta ordem: abastecimento humano, dessedentação animal, segurança alimentar do rebanho. Porém atendendo outras demandas como: Quintais irrigados, aquicultura, indústrias com ênfase e agroindústrias, revitalização dos perímetros irrigados, mineração e também eventuais demandas e necessidades apontadas pelo estudo de viabilidade realizado pela HIDROGEO.

O desenho inicial do projeto, que passará por adaptações depois da conclusão dos estudos de viabilidade, prevê a tomada d’água do São Francisco nas proximidades do município de Sobradinho, e seu transporte, por cerca de 350 km, até a barragem de São José do Jacuípe.·.
O projeto prevê beneficiar na fase inicial cerca de aproximadamente 300 mil pessoas diretamente, para a agricultura familiar e pequenos agricultores com áreas de até 10 hectares prever se beneficiar em torno de 130 mil famílias que receberam kits para formar pequenos quintais de irrigação.
A utopia vai bem mais além no ano de 2050 o projeto visa beneficiar diretamente cerca de 1,2 milhões de famílias em situação de emergência e calamidade por conta do fenômeno de seca cíclica que acontece no semiárido nordestino.



 Texto:

Nicodemos Almeida
Lic. em Ciências Agrárias
Técnico em Agropecuária

Nenhum comentário:

Postar um comentário