quinta-feira, 26 de junho de 2014

Monte Santo: Um Local De Conflitos Pela Terra ,Mais Também Pode Ser Chamado de Uma Terra de Esperança Para Os Filhos de Agricultores Do Sertão Baiano

    Convido você a mergulhar em uma historia cheia de emoção , alegria e um  verdadeiro local de guerrilha; Estamos falando da Escola Família Agrícola do Sertão ,no município de Monte Santo ,região norte do estado da Bahia.

   O Complexo educacional está localizado no meio da caatinga e se mistura a vegetação típica no semiárido, adaptando se e preservando seus costumes e tradição. Ontem dia 25/06 nossa reportagem acompanhou o jovem Crispim Ribeiro eis aluno da aquela escola ,hoje um dos diretores e colaborador, que retornou para acompanhar mais uma assembleia de preparação do segundo semestre do ano letivo.

   Ao chegarmos às comunidades próximas a escola percebemos o quanto a escola é querida e o quanto o jovem Crispim é reconhecido, ate parece que eles , homes e mulheres do sertão estão recebendo uma autoridade e não deixa de ser pelo seu histórico junto aquele povo apesar de ainda jovem.

    Como iniciamos ali no passado foi chão de uma verdadeira guerra ,pela terra de um lado Fazendeiros ,Grileiros e Pistoleiros que pretendiam a qualquer custo o domínio da terra, e do outro o povo do sertão que lutam ate o ultimo momento para garanti a terra o seu uso coletivo ,que segundo relatos históricos já vem de longos tempos esta prática pelos aqueles moradores.

    A escola mantem hoje aproximadamente 500 alunos de diversas cidades do estado e já ministra vários curso superior todos nas áreas das ciências agronômicas e afins, que tem com  objetivo a formação de filhos e filhas de agricultores.

   Uma grande parte da alimentação é cultivada na própria escola ,tanto pelos alunos tanto pelo monitores, vale salientar que tudo é cultivado de forma orgânica e em pelo respeito ao meio ambiente, ali podemos ver os pássaros na catinga juntos as galinha como, se fossem domesticados pois a agressão natureza ali não existe de nenhuma forma.

    O Processo de seleção dos alunos começa na própria comunidade e passa pela responsabilidade das entidades representativas e também da as familiais , já que os alunos no período que não estão na escola eles retornas as comunidades com a responsabilidades de repassarem os conhecimentos aos moradores.

   Mais para falarmos da um pouco dos jovens alunos ,já que ainda estamos em clima de são João também estava sendo preparado uma atividade recreativa com costumes e apresentações  junina ,ate uma quadrilha os jovens ensaiavam para alegra o arraiar da escola.

    No momento da mística uma simbologia misturando elementos do dia adia da escola se mistura ao sagrado, como forma de interpretar os valos do povo, exemplo do lápis símbolo da educação e da enxada símbolo da agricultura e da sobrevivência dos agricultores.

    A terra prometida de Antônio Conselheiro ,ou a nova Jerusalém do Sertão, já que o Santuário de Monte Santo foi inspirado nos montes das Oliveiras ,continua sendo um lugar místico e de esperança e muita fé para o povo do sertão que lutam e criam sua estratégia de defesa e continuidade de sua Historia.













 Artigo Por Juju Mangabeira DRT 6341


Nenhum comentário:

Postar um comentário