sábado, 28 de junho de 2014

Poucas e Boas durante Convenção do PT e partidos aliados

A equipe do CN chega cedo aos eventos e coloca em prática sua equipe de observadores para flagrar aqueles detalhes que são contados nesta coluna.


Assis reencontrou o companheiro Lula

O prefeito de Conceição do Coité Francisco de Assis militante original do PT guarda consigo uma foto histórica ao lado de Lula tirada na década de 90, ele nem sonhava em ser prefeito, mas Lula já lutava para ser presidente. Assis juntamente com outros prefeitos do PT e partidos aliados jantaram com o ex-presidente Lula em um hotel e aproveitou para fazer nova foto ao lado daquele que ele considera um fenômeno.
Caravana de Coité marcou presença
poucaas e boas - canvenção de rui 9- foto- raimundo mascarenhas
O ato de Convenção de Rui reuniu militância de todo estado e Coité não podia ficar de fora, o CN flagrou uma turma liderada pelo suplente de vereador Serginho da PJ.
PCdoB “barrado”
poucaas e boas - canvenção de rui - foto- raimundo mascarenhas
Mais de 500 “camaradas” do PCdoB chegaram ao parque de exposições em ônibus de diversos municípios do interior. Desinformados do acesso ao interior do parque, foram via EBDA e encontraram os portões fechados e com 10 seguranças. Os “camaradas” queriam entrar e os seguranças não deixaram, sendo necessário a interferência do deputado federal e presidente da legenda, Daniel Almeida apelar para a coordenação do evento e só assim conseguiram entrar, porém sob a vigilância da tropa de choque na PM, que chegou junto com o homem que autorizou a entrada dos “comunistas”, pelos fundos.
Satisfação de Cláudio Bastos
poucaas e boas - canvenção de rui 16- foto- raimundo mascarenhas
Para o presidente da Federação dos Agricultores no Estado Bahia – FETAG, Cláudio Bastos, um dos militantes mais aguerrido do PCdoB, tudo estava bem. “O PCdoB está com Rui e Otto porque esse projeto, que ajudamos a construir lá em 2002, com a eleição de Lula, e em 2006, com Wagner, é o melhor para a Bahia. Vamos melhorar e aperfeiçoar a chapa para que ela inspire as pessoas, para que tenha adesão e que seja a expressão da luta que sempre nos identificou”, afirmou Bastos.
Eduardo Salas conta com o apoio de Misael Ferreira em Coité
poucaas e boas - canvenção de rui 2- foto- raimundo mascarenhas
O ex-secretário da agricultura do estado, Eduardo Sales (PP), aproveitou que abriram os portões para a militância do PCdoB entrar e foi junto. Numa posição estratégica, ele veio na frente e quem viu chegou a pensar que aquele povo lhe acompanhava. Ao encontrar com o repórter Valdemi de Assis, Sales confirmou que seu nome foi homologado como candidato a deputado estadual e deve contar com uma boa quantidade de votos em Conceição do Coité, pois está sendo apoiado pelo ex-deputado Misael Ferreira, hoje, presidente da Associação dos Produtores de Sisal do Estado da Bahia. Sales contou que já esteve em Salgadália, principal base política de Misael onde conversaram e sacramentaram o apoio. “Misael é meu amigo e vota comigo” concluiu o ex-comandante da pasta da agricultura do estado.
O jornalista Emiliano José no espaço destinado a imprensa
poucaas e boas - canvenção de rui 11- foto- raimundo mascarenhas
Emiliano José Da Silva Filho, deputado federal, jornalista, escritor, mestrado e doutorado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, não teve outro jeito para assistir aos discursos durante a convenção. Diante de tanta gente se apertando para chegar mais perto do palanque onde estavam Lula, Dilma, Wagner e a chapa, o formula encontrada foi subir e permanecer todo evento ao lado dos colegas jornalista no espaço reservado para imprensa. Com Emiliano, foi o ex-governador e vereador de Salvador, Waldir Pires. Ao CN, Emiliano disse que estava muito alegre ao lado dos colegas.
O evento foi registrado muito bem registrado
poucaas e boas - canvenção de rui 6- foto- raimundo mascarenhas
Se depender de máquinas fotográficas, celulares e tablets, a convenção que homologou a candidatura de Rui Costa, não ficou sem registros. O ex-presidente Lula destacou a importância da internet e certamente fez isso ao ver a quantidade de gente registrando o ato e postando nas redes sociais como Facebook, YouTube, WhatsApp. Twitter ou WeChat, que estão entre as 10 redes sociais mais acessadas do mundo.Mais uma vez Lula “desceu a madeira nos meios de comunicação de massa do Brasil que não exerga nada que PT fez de bom no país e só vive denegrindo a imagem dos seus companheiros.
Rui ironizou a convenção de Paulo Souto
convenção de rui -dilma.publico
O petista Rui Costa ironizou a convenção partidária da chapa majoritária da oposição realizada na quarta-feira (18), no Espaço Unique, no bairro do Stiep, em Salvador. Costa disse que a oposição teve medo de fazer em um espaço grande e por isso fez no Unique, onde não cabe mais que mil e quinhentas pessoas. Fazendo referência a que homologou seu nome, ele relatou a multidão que estava no espaço fechado e uma quantidade maior na área externa. “Nossa convenção reuniu, em um só espaço, militantes, deputados, prefeitos e lideranças de vários partidos, especialmente dos que integram a base aliada, ou seja, a maior já realizada na Bahia e isto é prova que vamos ganhar no primeiro turno” disse Rui.
Campanha de um “voto” só
poucaas e boas - canvenção de rui 10- foto- raimundo mascarenhas
Rui Costa “apelou” para militância ir às ruas e realizar a campanha de um voto só, ou seja, quem for votar nele para governador, votar também em Otto para o Senado e nos deputados apoiadores da chapa.
Otto não esquece sua origem no carlismo
poucaas e boas - canvenção de rui 3- foto- raimundo mascarenhas
Otto Alencar que está na disputa da única vaga para o Senado Federal não esconde sua origem carlista, sempre que faz uso do microfone ressalta sua boa passagem pelo grupo que faz oposição ao PT, mas enaltece o Governo de Wagner como o que mais trabalhou pela Bahia. Mas como diz o ditado que “o uso do cachimbo deixa a boca torta” o tempo que Otto esteve no carlismo continua com um discurso idêntico. O CN percebeu que a frase usada por Otto para encerrar seu discurso foi a mesma usada por ACM no Pelourinho no inicio dos ano 2000, quando renunciou ao Senado “Bahia minha força é a sua força”.
Wagner e Fatinha caíram no forró
poucaas e boas - canvenção de rui 5- foto- raimundo mascarenhas
Vez em quando durante a convenção no intervaalo entre um discurso e outro o pessoal responsável pela sonorização soltava uma  música, quando era de Lula lembrava a mais tocada de toda história “Lula lá lá”, foi apresentada a que vai movimentar a campanha de Dlma e de Rui e num determinado momento soltou um “forrozinho”. O governador Wagner puxou pelo braço a esposa Fátima Mendonça a “Fatinha” como a chama carinhosamente, e deu um giro no autentico pé de serra, Rui tentou fazer o mesmo, mas a timidez da sua esposa deixou ele dançando sozinho.
Prefeitos na plateia e palanque que mais lembrou palco digno de grandes festas
poucaas e boas - canvenção de rui 7- foto- raimundo mascarenhas
O palco montado para convenção foi no formato em “T” que permitia o orador ficar mais perto do público.Ao lado esquerdo foi reservado um espaço para os prefeitos e na linha de frente, Ismael Ferreira (PT), de Valente, Eliezer Costa de Oliveira (PT), Quixabeira e Zenon Filho (PSD), Santaluz. O prefeito Ismael Ferreira a todo instante fazia fotos, mas nesse momento quem não perdeu a oportunidade foi o prefeito de Quixabeira.
Grupo de Santaluz
poucaas e boas - canvenção de rui 15- foto- raimundo mascarenhas
Abaixo da faixa fixada por um grupo da cidade de São Desidério, estava um grupo de políticos de Santaluz. Liderados pelo ex-prefeito Donga, pai do prefeito Zenonzinho, eles observaram com atenção os pronunciamentos. O CN viu o empresário José Ailton e os vereadores comunistas Adão Dias do Carmo “Danda” e Manoel José dos Santos Filho, “Manoel de Leia”.
Índios na convenção
poucaas e boas - canvenção de rui 14- foto- raimundo mascarenhas
Índios de diversas aldeias do estado foram a Salvador participar da convenção, disseram que apoiavam a chapa indicada pela presidente Dilma em gratidão as ações realizadas em suas comunidades e que mudaram a vida deles. Dentre essas ações, o programa água para todos.
Irmã presente
poucaas e boas - canvenção de rui 18- foto- raimundo mascarenhas
A irmã religiosa Terezinha de Sá Barreto, cujos trabalhos religiosos realiza no município de Quijingue, também foi a convenção. Conhecida nos meios políticos, a Irmã Terezinha contou ao CN que foram quatro ônibus do Quijingue para convenção, e ela, que é membro do diretório municipal, está confiante que a vitória de Rui Costa será no primeiro turno.
Elizangela candidata a deputada federal
poucaas e boas - canvenção de rui 17- foto- raimundo mascarenhas
Conhecida pela sua luta na CUT e na Fetraf, Elizangela Araújo, natural de São Domingos, está confiante na vitória. Após ter o nome homologado na convenção, saiu posando para foto e uma delas, ao lado do vereador Genival Araújo Carneiro e da deputada Neusa Cadore, que também teve o nome homologado para disputar mais uma reeleição pelo PT.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenha

Nenhum comentário:

Postar um comentário